quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Resenha A Ira dos Dragoes - Originalmente postado no blog da ITIBAN


A Ira dos Dragões e Outros Contos / Estus Daheri (Thiago Tizzot); Ilustrado por John Howe – Curitiba: Arte & Letra, 2009. 207 pags.







A Ira dos Dragões e outros contos retratam parcelas do Mundo de Breasal, descrito por Estus Daheri em sua outra obra O Segredo da Guerra, seus lugares idílicos e seus peculiares habitantes e todas as interações entre eles proporcionadas numa leitura leve e agradável.

O livro trás oito contos, entre eles o que nomeia a obra, cada conto inicia com uma magnífica ilustração de John Howe, e baseado nela o conto se desenrola, o penúltimo capitulo trás todas as ilustrações com seus nomes originais e para deleite dos verdadeiros fãs da ficção de fantasia em seu ultimo capitulo um mapa de Breasal, que poderia ter uma ilustração maior.

O primeiro conto, Ereduin, trata da tomada de um bastião do conhecimento no mundo de Breasal, por forças inimigas e de como os mais importantes dos seus conteúdos é resguardado destas forças.

Viagem a Peneme descreve uma região insular, que raramente é visitada, ela abriga segredos daqueles que procuram reclusão e perigos para aqueles que desejam tais segredos.

Bestas de Wyen retratam o modo de vida de uma comunidade assolada pelos corsários locais, e o modo peculiar que seus habitantes acabam arrumando para lidar com a tragédia da perda humana.

O Ladrão e O Menestrel nos apresentam uma aventureira caça ao tesouro, desfechos inusitados, que precisam de sorte e das habilidades investigativas de um famoso ladino.

Em Qenari, retornamos a misteriosa Ilha de Peneme, desta vez acompanhando um bem estruturado grupo de aventureiros, Os Penas Prateadas num resgate emocionante.

A Ira dos Dragões mostra que a opressão também faz parte do mundo de Breasal, mas que as forças do bem não têm descanso, quando se trata do que é correto.

Retratando um amor verdadeiro num conto recheado de aventuras, A Maldição de Krauns, relata os sacrifícios e desventuras de um jovem em busca de sua amada presa numa lendária maldição.

E fechando com a chave de ouro, o conto O Herói Esquecido, nos mostra que a tirania pode ter fim, mas que nem mesmo este fim é um final feliz.

O autor nos presenteia com o mundo de Breasal de uma forma bem detalhada e colorida, ele não abusa de descrições chatas apenas da pinceladas leves para que a imagem do que ele descreve se forme na mente do leitor.

As historias em si, possuem desfechos um tanto quanto explorados nos gênero da fantasia, e como um mundo de fantasia medieval Breasal traz pouco conteúdo inovador, é verdade que algumas raças como os freqüentes Norethangs parecem ser interessantes, eu escrevo parecem, pois carecem de descritivos que nos dêem melhor conhecimento sobre a aparência e comportamento para uma raça nova, este é apenas um exemplo pois o texto esta cheio de colocações que não nos trazem familiaridade com a historia, isso no entanto não atrapalha a degustação da obra. Existem também alguns chavões como uma raça chamada de Lumpas, infelizmente não tive como não associar com pequenos anões de pele alaranjada e cabelo verde. Mais uma vez o texto careceu de nos dar uma descrição um pouco mais detalhada do que é um Lumpa de Breasal.

Todos os contos possuem o formato habitual de um conto da literatura fantásticas, aliando a emoção da descoberta das coisas novas apresentadas, a temática aventureira que cerca este gênero. Estou ansioso para ler O Segredo da Guerra e saber se os detalhes que eu gostaria de saber estão lá.

Enfim eu recomendo A Ira dos Dragões e Outros Contos, a todos os amantes da Literatura de ficção de Fantasia, especialmente aos jovens e adolescentes, que procurando literaturas alternativas as obras gigantescas de C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien, encontrarão neste belo livro de contos mais um degrau na sua formação de leitor.

Sobre o Autor: Thiago Marés Tizzot, Curitibano, é quem usa o pseudônimo de Estus Daheri é editor da Arte & Letra e autor do livro O Segredo da Guerra lançado em junho de 2005 e A Ira dos Dragões e Outros Contos lançado em agosto de 2009, ele também é um dos responsáveis pelo lançamento do Curso de Quenya - A Mais Bela Língua dos Elfos e do As Cartas de J.R.R. Tolkien.

Sobre mim: Carlyle Santin Sguassabia, ou simplesmente Caco, Curitibano, biólogo, 37 anos, leitor desde os sete anos, fã incondicional da literatura de fantasia, ficção cientifica e suas variadas formas.

Nenhum comentário: